Quarta-feira, 05 de Fevereiro de 2025 - 18:28:18hs
Alcinópolis enfrentou mais de 40 dias de calor extremo em 2024
.

O morador e moradora de Alcinópolis tiveram que enfrentar dias de calor extremo ao longo do ano passado. É o que mostrou um levantamento feito pelo Centro Nacional de Monitoramento de Desastres (Cemaden), com dados de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O pedido foi do Portal G1.
Em 2024, foram 44 dias com temperaturas que chegaram a 40 graus em Alcinópolis. Municípios da região também sofreram com as altas temperaturas: Coxim teve 109 dias de calor extremo, Figueirão contabilizou 72 dias e Costa Rica, 46 dias. As cidades com maiores índices foram Porto Murtinho (156 dias), Bonito (155 dias) e Corumbá (150 dias).
Mato Grosso do Sul foi um dos estados do Brasil mais afetados, ficando ao lado de Pará, Ceará, Tocantins, Minas Gerais, Alagoas, Mato Grosso, São Paulo e Maranhão. Mais de 6 milhões de pessoas sofreram com as altas temperaturas em todo país.
Ainda segundo o levantamento, o El Niño é um dos motivos que ajudam a explicar. O fenômeno mudou a distribuição da chuva no país. As cidades ficaram mais expostas ao sol, o que proporcionou o aquecimento. Fatores humanos também são contabilizados, como o desmatamento em áreas de florestas e as queimadas, que fizeram cidades enfrentar climas mais quentes e destruição.
PROTEÇÃO AO SOL
Ficar exposto ao calor traz muitos riscos à saúde humana, como desidratação, exaustão, insolação, câimbras. As condições afetam pessoas mais vulneráveis, como mulheres grávidas, bebês e idosos.
Alguns cuidados que ajudam a se proteger contra o calor excessivo são: beber bastante líquidos, usar roupas leves e largas, aplicar protetor solar regularmente, fazer refeições leves e evitar bebidas alcoólicas.
AVISO: Neste site, utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao navegar por este portal você aceita os termos de utilização. Para maiores informações acesse nossa Politicas de Uso.