Quinta-feira, 13 de Novembro de 2025 - 15:22:40hs
Alcinópolis mantém bom desempenho na soja; colheita nacional será de 354,8 mi de toneladas de grãos
.
Alcinópolis segue se destacando na produção de soja em Mato Grosso do Sul. Segundo dados divulgados pela Aprosoja-MS, o município contabiliza 10.238 hectares de soja plantados nesta safra. Do total, 95% das lavouras apresentam boas condições de desenvolvimento, enquanto 4% são consideradas regulares. Isso é resultado do bom manejo na região, mesmo diante de algumas irregularidades climáticas que afetaram outras áreas do Estado.
Em nível nacional, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) projeta que o Brasil colherá 354,8 milhões de toneladas de grãos na safra 2025/26, um crescimento de 3,3% em relação à anterior. A área total destinada à produção deve alcançar 84,4 milhões de hectares, com produtividade média estimada em 4,2 mil quilos por hectare.
No caso específico da soja, principal cultura do país, a Conab estima um aumento de 3,6% na área plantada, totalizando 49,1 milhões de hectares e produção projetada de 177,6 milhões de toneladas. A semeadura segue dentro da média dos últimos cinco anos, mas apresenta atrasos em estados como Goiás e Minas Gerais, devido à falta de chuvas adequadas. Já no Mato Grosso e em outras regiões do Centro-Oeste, o ritmo de plantio é semelhante ao da safra anterior, embora a instabilidade climática de outubro tenha impactado parte das áreas com déficit hídrico no início do ciclo.
A Conab também destacou projeções para outras culturas. A produção total de milho nas três safras deve atingir 138,8 milhões de toneladas, representando leve queda de 1,6% em relação ao ciclo anterior. Já a colheita de arroz está estimada em 11,3 milhões de toneladas, uma redução de 11,5% causada principalmente pela diminuição da área cultivada. O feijão deve manter volume semelhante ao do último ciclo, com 3,1 milhões de toneladas, enquanto o trigo e outras culturas de inverno devem alcançar 7,7 milhões de toneladas, favorecidas por condições climáticas adequadas, mas com menor investimento em insumos.
AVISO: Neste site, utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao navegar por este portal você aceita os termos de utilização. Para maiores informações acesse nossa Politicas de Uso.