Home Alcinópolis

Quinta-feira, 28 de Agosto de 2025 - 18:44:13hs

Alcinópolis participa de lançamento e é contemplado com pacote de medidas contra violência

.

Por Redação RegionalMS
Alcinópolis participa de lançamento e é contemplado com pacote de medidas contra violência

O vice-prefeito de Alcinópolis, Waldemar Barbosa, e a secretária municipal de Ação Social (SEMAS), Rosângela Garcia de Campos, Coordenadora do CREAS “Fabíola” e Assistente social do CREAS “Irany”, participaram na quarta-feira (27) da assinatura do projeto “Por Elas, Proteção de Todos os Lados”, promovido pelo Governo de Mato Grosso do Sul. A iniciativa reúne um pacote de medidas para fortalecer a rede de enfrentamento à violência contra mulheres, crianças e adolescentes.

Entre as ações anunciadas está a municipalização do Centro Especializado de Atendimento à Mulher, à Criança e ao Adolescente em Situação de Violência (CEAMCA), que será descentralizado e implantado em 12 municípios, incluindo Alcinópolis. O investimento total é de R$ 2,3 milhões.

Para o vice-prefeito Waldemar Barbosa, o projeto amplia a proteção no combate à violência doméstica e a outros tipos de agressões. “Esse aí é um sistema que foi criado de proteção contra a violência contra as mulheres. Então esse sistema vem a fortalecer os sistemas que já tem de combate à violência, especialmente contra as mulheres. Então é um sistema que vai ajudar muito nessa proteção e no combate contra esse tipo de violência, que é violência doméstica, com crianças, com mulheres e vários outros tipos de violências”, destacou em entrevista ao Portal Regional MS.

Durante o evento, também foi apresentada a plataforma VITÓRIA, uma ferramenta de inteligência artificial que oferece informações rápidas e seguras a mulheres em situação de violência, orientando sobre tipos de agressão, direitos previstos em lei e serviços disponíveis em cada região. O atendimento pode ser acessado pelo WhatsApp no número (67) 3348-6657.

Segundo o governador Eduardo Riedel, o pacote representa um avanço na descentralização e no fortalecimento da rede de proteção. “O repasse aos municípios é um apoio do Governo do Estado, mas a iniciativa é de cada prefeito e prefeita. Nosso papel é oferecer o mínimo necessário para estruturar e ampliar essa rede de proteção, garantindo espaços adequados para atendimento. Assim, vamos fortalecendo a rede, que não se resume à estrutura física, mas também ao acolhimento e à proteção efetiva”, afirmou.

A secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza, destacou que a plataforma VITÓRIA é mais um passo na garantia de acesso à informação e acolhimento. “Nosso objetivo é que nenhuma mulher se sinta sozinha. A VITÓRIA representa mais um passo para garantir que todas tenham acesso à ajuda com dignidade, respeito e segurança”, concluiu.

AVISO: Neste site, utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao navegar por este portal você aceita os termos de utilização. Para maiores informações acesse nossa Politicas de Uso.

Recusar Aceitar