Quinta-feira, 15 de Janeiro de 2026 - 13:14:43hs
Ex-prefeito de Nioaque é condenado pela Justiça e pode ficar inelegível por 8 anos
.
O ex-prefeito de Nioaque, Valdir Couto de Souza (PSDB), foi condenado pela Justiça Eleitoral e deve ficar inelegível por 8 anos. Conforme a sentença, o ex-chefe do Executivo teria praticado os crimes de abuso de poder político e econômico.
O juiz da 45ª Zona Eleitoral, Luciano Pedro Beladelli, Valdir, realizou a contratação ou prorrogação de contratos de mais de 59 servidores temporários, durante o período de três meses antes das eleições de 2024, o que é considerado crime eleitoral.
Valdir alegou legalidade nas contratações, afirmando que teriam sido necessárias para o bom funcionamento da administração pública. Mesmo assim, o ex-chefe do Executivo foi condenado e o prazo passou a ser contado desde o dia 6 de outubro do ano passado.
Os candidatos aos cargos de prefeito e vice-prefeito, Juliano Rodrigo Marcheri, Roney dos Santos Freitas e a coligação Caminho Certo, Futuro Seguro, Federação PSDB, Cidadania, Federação Brasil da Esperança – Fe Brasil (PT/PC do B/PV)/União/PSD/ Republicanos/PSB também foram condenados na mesma sentença e devem pagar multa de R$ 50 mil cada.
Valdir explicou que respeita o conteúdo da sentença que determinou a perda de direitos políticos e aplicação de multa pecuniária de R$ 50 mil. Ele adianta que vai recorrer da decisão junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS).
“Os representados recebem a decisão com tranquilidade e a encaram como parte do processo democrático. No entanto, por não concordarem categoricamente com os fundamentos apresentados, reiteram a confiança na reforma da sentença pela instância superior”, diz trecho da nota encaminhada pelo ex-prefeito.
A defesa de Valdir ainda afirma que todas as contratações foram devidamente justificadas e comprovadas nos autos, como essenciais para a continuidade de serviços públicos indispensáveis à população de Nioaque.
“No momento oportuno, serão apresentadas as razões recursais ao TRE-MS, onde a defesa demonstrará a legalidade e a necessidade dos atos praticados, confiando na reversão da condenação imposta”, disse Valdir.
Midiamax
AVISO: Neste site, utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao navegar por este portal você aceita os termos de utilização. Para maiores informações acesse nossa Politicas de Uso.