Sexta-feira, 22 de Maio de 2026 - 20:11:48hs
Figueirão encerra campanha Maio Laranja com ações lúdicas e mobilização da rede de proteção
.
A campanha Maio Laranja, dedicada à prevenção do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, foi encerrada nesta semana em Figueirão com um balanço positivo de adesão e resultados. As atividades, que começaram no dia 19 de maio, foram realizadas na Casa da Memória (Casa da Cultura) e se estenderam por todo o mês, culminando com apresentações de teatro de fantoches para alunos da Rede Municipal de Ensino e da creche municipal, alcançando também a extensão do Distrito de Santa Tereza.
O secretário municipal de Educação, André Barbosa, destacou a dimensão do trabalho realizado. "Nós estamos aí desde o dia 19, com esse trabalho lindo, sendo realizado aqui na Casa da Cultura, com eles à frente do projeto, que, graças a Deus, deu um ótimo resultado, superou as nossas expectativas", afirmou. Ele também fez questão de agradecer as parcerias que viabilizaram a ação. "Criamos agradecer aqui todo o apoio que foi nos dados pela Prefeitura Municipal, que não mediu esforços para que isso pudesse acontecer. Secretaria de Assistência Social, o CMDCA, ao Conselho Tutelar, que foi pessoas que compuseram nossa equipe de teatro, que é segredo, hoje ninguém sabe quem são os nossos atores. Também a Secretaria de Saúde, que nos disponibilizou a sua equipe, o pessoal da UBS que esteve presente nos ajudando a reforçar esse compromisso com a proteção das crianças e do adolescente."
O psicólogo Milton Pinheiro, que integra a equipe responsável, explicou a metodologia aplicada. "O projeto consistiu, durante todo o mês de maio, com diversas ações em diversos segmentos da comunidade de Figueirão, e culminou no decorrer dessa semana com atividades específicas do Teatro dos Fantoches para os alunos da Rede Municipal e sua extensão em Santa Tereza. Eles participaram da campanha tendo conscientização de uma maneira bem didática, bem pedagógica, buscando também a inclusão, mas sempre focando na campanha de prevenção ao abuso sexual de crianças e adolescentes."
A assistente social Elisangela Feitosa reforçou a importância do trabalho contínuo e lúdico com os pequenos. "Foi uma semana muito produtiva, trabalhamos com todas as escolas, toda a escola municipal, a creche municipal, de uma forma lúdica, que todas as crianças compreendessem, porque é trabalhando com as crianças, nessa prevenção e orientação, que podemos, futuramente, não ter mais tantos índices, nem problemas de abuso e exploração de crianças e adolescentes. O PRO já acompanha esse mês, mas potencializamos o ano inteiro dentro das escolas, com nossas crianças e adolescentes." Elisangela deixou ainda um convite à sociedade: "Esperamos que toda a sociedade entre nessa campanha contra o abuso sexual de crianças e adolescentes."
A secretária de Turismo, Cultura e Meio Ambiente, Marinalva Paniago, que cedeu o espaço da Casa da Memória para as atividades, destacou a importância de integrar a campanha ao ambiente cultural. "É importante essas ações aqui dentro da Casa da Memória, para que as crianças, alunos e outras pessoas, professores, monitores, toda a comunidade escolar, venham visitar nossa casa, conhecer um pouco do nosso acervo", disse. Ela aproveitou para fazer um chamamento público: "E você que é poeta, escritor aqui de Figueirão, venha nos fazer uma visita, traga o seu trabalho que a gente possa colocar exposto aqui também. Você que é artesão também, traga o seu artesanato, venha fazer parte da nossa comunidade de artesão aqui de Figueirão."
A presidente do Legislativo Municipal, Luciene Teodoro, também marcou presença no encerramento e elogiou a iniciativa. "O Legislativo, em si, agradece essa campanha que está sendo realizada do Maio Laranja contra o abuso à criança e adolescente. Muito importante trazer essas informações a nossas crianças e adolescentes através de um trabalho lúdico que foi realizado através da Secretaria de Educação. Agradecer o nosso Secretário de Educação, André, por essa parceria e dizer que isso faz a diferença, trazer o conhecimento a nossas crianças e adolescentes e a nossa população." Ela concluiu com o grito da campanha: "Faça bonito! Proteja nossas crianças e adolescentes!"
CLIQUE AQUI: Veja as Fotos do encerramento!!!
AVISO: Neste site, utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao navegar por este portal você aceita os termos de utilização. Para maiores informações acesse nossa Politicas de Uso.