Terça-feira, 28 de Abril de 2026 - 18:53:25hs
Pela primeira vez transporte escolar busca aluna em fazenda da região do Grilo, em Figueirão
.
A manhã desta terça-feira (28) ficou marcada por um momento histórico para moradores da região do Grilo, em Figueirão. Após 22 anos, pela primeira vez a Kombi do transporte escolar rural entra na Fazenda Córrego da Pedra para buscar aluna na porta de casa.
O Portal Regional MS acompanhou o embarque da criança, de apenas cinco anos, ao lado dos avós, Edite Dias de Andrade e Silmara Aparecida. A saída da propriedade aconteceu por volta das 9h da manhã. Depois do período de aula, a estudante será levada novamente para casa às 19h.
O retorno do transporte escolar até a fazenda só foi possível após as obras de recuperação das estradas rurais executadas pela Prefeitura de Figueirão. A região, que durante anos enfrentou dificuldades de acesso, agora voltou a ter condições de tráfego para veículos escolares, caminhões e moradores.
Proprietário da Fazenda Córrego da Pedra, Renato Carvalho falou emocionado sobre a mudança.
“É um prazer muito grande estar aqui hoje sabendo que a Kombi, depois de 22 anos, pegou aluno aqui na Fazenda Córrego da Pedra. Agradeço demais à administração. Antes não chegava caminhão, material, nada. A estrutura aqui era fraca. A partir de hoje as coisas começaram a andar. Só tenho gratidão por tudo que foi feito”, relatou.
O prefeito Juvenal Consolaro destacou ao Portal Regional MS que sabe da importância da educação e do acesso dos alunos à escola. Professor por 33 anos, ele afirmou que a experiência na sala de aula ajuda a entender a necessidade de garantir o transporte até as propriedades rurais.
Segundo o prefeito, a região do Grilo é a terceira localidade do município que voltou a ter acesso trafegável durante a atual gestão. A primeira foi a região do Caracol, onde, após a recuperação das estradas, uma família conseguiu retornar para morar junta na fazenda. A segunda foi a região do Quati, onde o transporte escolar também passou a chegar até a porta da casa de moradores que antes viviam isolados.
Agora, com as melhorias realizadas na região do Grilo, famílias voltam a ter acesso facilitado, incluindo o transporte escolar para crianças da zona rural.
As obras executadas pela Secretaria Municipal de Obras incluem colocação de terra, compactação e recuperação de trechos críticos, permitindo melhores condições de tráfego em áreas que antes sofriam com areia fofa e atoleiros.
Para os moradores, ver a Kombi chegando novamente à propriedade representa mais do que uma melhoria na estrada. É a oportunidade de garantir o direito à educação sem que a distância ou as dificuldades do caminho impeçam uma criança de frequentar a escola.
AVISO: Neste site, utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao navegar por este portal você aceita os termos de utilização. Para maiores informações acesse nossa Politicas de Uso.
