Home Coxim

Sábado, 14 de Fevereiro de 2026 - 19:23:03hs

Rio Taquari volta a subir e coloca Coxim em situação de emergência

.

Por Redação RegionalMS
Rio Taquari volta a subir e coloca Coxim em situação de emergência

Uma semana após a cheia do Taquari deixar 35 famílias pantaneiras desalojadas em Coxim, o rio voltou a subir nesta sexta-feira (13). Segundo o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), no início da noite de ontem, o rio passou a cota de emergência e pode causar danos e risco à integridade de ribeirinhos.

A estação meteorológica do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) indica que choveu 44,6 milímetros em Coxim nas últimas 48 horas. A previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) aponta para a possibilidade de mais chuva nos próximos dias na cidade, devido à influência de frente fria.

O monitoramento do nível do Taquari, disponível na Rede Hidrometeorológica Nacional, mostra que o rio baixou e encontra-se fora da cota de emergência (500 centímetros) nesta manhã. Das 20h à meia-noite, o nível ficou em 500 centímetros. A partir daí, a água passou a baixar, chegando a 478 centímetros às 11h deste sábado.

A previsão de mais chuva acende um alerta para a possibilidade de a cheia intensificar-se, causando inundação novamente. O Imasul recomenda atenção às autoridades locais e deve acionar a Defesa Civil de Mato Grosso do Sul para acompanhamento da situação.

O Jornal Midiamax perguntou ao prefeito de Coxim, Edilson Magro (PP), como está a situação da cidade e se houve inundações ou casas alagadas. Ele respondeu que já conversou com a Defesa Civil e descarta a chance de enchentes na cidade.

“A água que tinha que vir, que poderia ocasionar um perigo, já passou. Então, o rio está um pouco acima do nível, mas está estabilizado e tranquilo. Não corre perigo, não. A prefeitura, todos da nossa equipe e a Defesa Civil, está monitorando a situação aqui, mas está tranquilo e estável por enquanto”, afirma o prefeito.

 

MidiaMax

Foto: Divulgação/Pedro Depetriz, PMC

AVISO: Neste site, utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao navegar por este portal você aceita os termos de utilização. Para maiores informações acesse nossa Politicas de Uso.

Recusar Aceitar