Quinta-feira, 22 de Janeiro de 2026 - 11:50:42hs
Workshop irá promover debate sobre preservação do Rio Taquari em Alcinópolis
.
O município de Alcinópolis recebe no dia 7 de fevereiro, a partir das 8h30, o Workshop Taquari Vivo, que terá como destaque a palestra do diretor do Instituto Taquari Vivo, Renato Roscoe. O encontro será realizado na Fazenda Morro da Tigela II e tem como objetivo promover debates e troca de experiências voltados à preservação do Rio Taquari, um dos mais importantes cursos d’água da região Centro-Oeste.
A iniciativa reunirá produtores rurais, técnicos, gestores públicos e a comunidade em geral para discutir ações de conservação ambiental, uso sustentável do solo e recuperação de áreas degradadas, temas diretamente ligados à realidade da bacia do Rio Taquari. Durante a palestra, Renato Roscoe deve apresentar experiências desenvolvidas pelo Instituto Taquari Vivo e reforçar a importância do engajamento coletivo na proteção do rio.
RIO TAQUARI
O Rio Taquari nasce no extremo sul do estado de Mato Grosso e também banha o Mato Grosso do Sul, sendo um importante afluente do Rio Paraguai. Suas nascentes estão localizadas na Serra do Caiapó, a nordeste do município de Coxim, na divisa entre Mato Grosso do Sul e Goiás. Essa área é protegida pelo Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari, com 30.619 hectares, criado em 1999, justamente para garantir a conservação desse importante manancial.
Ao longo de seu percurso, o Rio Taquari pode ser dividido em três trechos distintos. O Alto Taquari compreende o trecho das nascentes até a cidade de Coxim, na confluência com o Rio Coxim. O Médio Taquari se estende a partir de Coxim por cerca de 335 quilômetros, até a região de Porto Rolon. Já o Baixo Taquari vai de Porto Rolon até a foz no Rio Paraguai, próximo ao Porto da Manga, em um trecho aproximado de 100 quilômetros.
AVISO: Neste site, utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao navegar por este portal você aceita os termos de utilização. Para maiores informações acesse nossa Politicas de Uso.